sábado, 6 de julho de 2013

Sinónimos tripeiros

Quem é do Porto sabe muito bem que os tripeiros utilizam muito duas palavras que, sózinhas, conseguem ser sinónimo de umas mil outras diferentes utilizadas no resto do país. Creio que isto deve ter surgido pois era mais fácil para os pais tripeiros terem os seus tripeirinhos a falarem mais cedo: com apenas duas palavras  e uma dúzia de verbos, preposições e determinantes já conseguiriam falar sobre tudo.
Sou tripeira, por isso falo com conhecimento de causa – não vá alguém vir aqui chamar-me de moura só porque me tornei habitante dessas regiões.

A primeira palavra é merda. Ora atentai nos diferentes exemplos:
[Fora do Porto]–O que é isto?
[No Porto]–Qu’ésta merda?!
[Fora do Porto]-Está tudo mal.
[No Porto]–Está uma merda!
[Fora do Porto]-Que chatice...
[No Porto]–Que merda!
[Fora do Porto]-Ouve lá uma coisa...
[No Porto]–Ouve uma merda!
[Fora do Porto]-Quanto custa isto?
[No Porto]–Quanto custa esta merda?!
[Fora do Porto]–Olha lá para aquilo, já viste isto?
[No Porto]–Olha lá aquela merda, já viste que merda?!
[Fora do Porto]–Deixa-te de tretas.
[No Porto]–Deixa-te de merdas!
[Fora do Porto]–Só dizes disparates.
[No Porto]–Só dizes merda!
[Fora do Porto]–Só vou ali ver umas coisas e já venho.
[No Porto]–Só vou ali ver umas merdas e já venho!
[Fora do Porto]–Vou ao supermercado fazer compras.
[No Porto]–Vou ao supermercado comprar umas merdas!
[Fora do Porto]–Isso vai dar problemas...
[No Porto]–Isso vai dar merda!
[Fora do Porto]–Já sabem todos disto?
[No Porto]–Já todos sabem desta merda?!
[Fora do Porto]–Eu gostei muito do espectáculo, foi muito bom.
[No Porto]–Eu gostei muito daquela merda, foi uma merda altamente!
[Fora do Porto]– Não me venhas com esse paleio...
[No Porto]–Não me venhas com merdas!
[Fora do Porto]–Foi um dia complicado...
[No Porto]–Que dia da merda!


[Fora do Porto]– Não consigo pôr a funcionar...

[No Porto]–Merda pr'a isto!
A segunda palavra é um pouco mais forte para os não-tripeiros. Estamos a falar do c*ralho, claro. Para bem da clarificação, não irei utilizar os asteriscos nos exemplos.
[Fora do Porto]–Então Zé, tudo bem?
[No Porto]–Então meu caralho, tudo bem?
[Fora do Porto]–Isto é muito bom.
[No Porto]–Isto é do caralho!
[Fora do Porto]–O raio do carro não anda.
[No Porto]–O caralho do carro não anda!
[Fora do Porto]–Olha-me este tipo armado em esperto.
[No Porto]–Olha-me este caralho armado em caralho!
[Fora do Porto]–Vai-te embora!
[No Porto]–Põe-te no caralho!
[Fora do Porto]–Mas isto é espectacular!
[No Porto]–Que cena do caralho!!
[Fora do Porto]–Acabou tudo...
[No Porto]–Foi tudo c’u caralho!!
[Fora do Porto]–Raios me partam!
[No Porto]–Caralhos me fodam!!
[Fora do Porto]–Estás aqui, estás a comer!
[No Porto]–Estás aqui, estás no caralho!! 


[Fora do Porto]–Que se lixe...

[No Porto]–P'ó caralho!

E para terminar o “crème de la crème” tripeiro: a conjugação das duas. De uma forma é insulto, da outra forma é sinal de que nada de bom aconteceu.
[Fora do Porto]-Este idiota...
[No Porto]- Este caralho da merda!
[Fora do Porto]-Que grande problema!
[No Porto]-Que merda do caralho!

Sem comentários: