terça-feira, 3 de janeiro de 2006

Nível de confiança

O nível de confiança dos portugueses baixou.
Fui informada disto enquanto tomava o meu pequeno-almoço, hoje de manhã, e o jornalista que apresentava o noticiário da manhã da RTP1 avançou com esta bomba. Pois é, segundo um estudo de um qualquer instituto (não me lembro o nome…), o nível de confiança dos portugueses, em Dezembro, baixou de 45,2% para 45,0% em relação ao mês de Novembro. Grande, grande queda mesmo. Tão grande que até estava lá um senhor do dito instituto, às 8h15 da manhã, no seu fato e gravata, pronto para dar uma entrevista sobre este escandaloso dado.

Tive pena do senhor, a cara dele era de quem se estava a perguntar porque raio foi chamado para dar aquela entrevista, às 8h15 da manhã, sobre uma coisa tão miserável como uma queda de 0,2% num indicador de cáca. Aliás, o próprio senhor disse ao jornalista isto mesmo…claro que não usou a palavra “cáca”, mas disse que esta queda não era significativa (enquanto punha uma valente cara de “vocês são todos totós, ignorantes, paneleiros”).

Se começarem a ser chamados para entrevistas às 8h15 da manhã todos os senhores responsáveis por estudos que demonstrem quedas insignificantes de alguns indicadores, ou que demonstrem outra trampada qualquer, começamos a ter mais de metade do país a fazer madrugadas para estar num qualquer estúdio de televisão a essa hora. Sim, sim, porque estudos em Portugal é coisa que não falta, principalmente se forem sobre assuntos para os quais não é necessária nenhuma ciência, basta o bom senso. Assim, de memória, lembro-me do recente estudo que conclui qualquer coisa como a falta de vegetais e verduras na alimentação do quotidiano aumenta o risco dos indivíduos sofrerem de obesidade (xii, ninguém sabia disto! Toda a gente andava a apostar em enfardamentos diários no McDonalds como nova dieta de emagrecimento).

2 comentários:

Unknown disse...

És uma Markla! :)

Beritrue Indeed disse...

Naah, eu acho que o Nuno Markl não vê os noticiários da manhã :P Além disso, ele consegue escrever textos destes todos os dias...eu é só de vez em quando, depende da inspiração ;)