quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O inconseguimento

Assunção Esteves, Presidente da Assembleia da República, demonstrou numa recente entrevista à Rádio Renascença como se cria uma nova palavra no dicionário de Português.

Ao ver esta entrevista foi evidente que o verdadeiro objectivo de Assunção Esteves foi evitar a palavra "não". Daí, em vez de dizer "tenho receio de não conseguir", surgiu o brilhante "tenho receio do inconseguimento". Parece que estava a ver aquele concurso dos anos 90 "A Amiga Olga" em que havia um jogo onde os concorrentes eram bombardeados com perguntas às quais nunca podiam responder com "sim" nem "não" e, se o fizessem, tinham que levar com o rapaz do gongo.

Este esforço para evitar o negativo nas palavras, enquanto falava dos seus receios e aplicando o seu softpower, terá repercussões no nosso dia-a-dia. Em breve todos estaremos a utilizar o novo substantivo "inconseguimento" (e seu antónimo, o "conseguimento") nas nossas conversas, já para não falar de toda a panóplia de outras palavras que daqui derivam.

Da próxima vez que alguém me perguntar se foi desta que ganhei o Euromilhões eu posso dizer, com toda a segurança, que inconsegui ganhar mais uma vez. Melhor ainda: posso dizer que inganhei o Euromilhões. O inganhamento do Euromilhões é algo que acontece, duas vezes por semana, a milhões de europeus.

Se uma pessoa não fizer algo importante que tinha para fazer será perfeitamente válido dizer que infelizmente sucedeu o "infazamento" da tarefa. Os estudantes que tenham receio em não passar nos exames podem chegar ao pé da mãe e dizer "tenho medo do impassamento nos exames". 

Esta nova moda pode fazer com que as discussões de casal pareçam, inicialmente, completamente disparatadas. Mas é de notar que a conclusão lógica é atingida com muito mais celeridade e, por isso, as disputas duram muito menos tempo:
- "Passaste na lavandaria para buscar a roupa?"
- "Xiii....impassei..."
- "Foste ao supermercado comprar as acedalhas que te pedi?"
- "Xiii...imcomprei"
- "Ao menos lembraste-te de ligar aos teus pais a avisar que não vamos lá este fim-de-semana?
- "Errr, inlembrei-me...."
- "Consegues ser útil pelo menos nalguma coisa?!?"
- "Na verdade só inútil" -> não interessa o que foi dito antes, esta frase é o assumir de culpa que delicia qualquer membro de casal enfurecido e faz com que qualquer combate termine por KO em tempo recorde.

Se gostaste deste texto faz like na página de BeritrueIndeed no Facebook para seguires o blog. 

Sem comentários: