terça-feira, 4 de setembro de 2007

Jorge Palma e as suas letras

Sabendo que, a partir do momento que publico isto, corro o risco de ser violentamente insultada pelos fãs de Jorge Palma, mais vontade tive de o fazer.

Estava eu a regressar ao meu trabalho vinda de almoço quando reparei nesta música, intitulada "Encosta-te a mim", do Jorge Palma, quando achei que valia a pena dissecar, a fundo, a letra.

Para quem não gostar...é a vida.


Encosta-te a Mim - Jorge Palma

Encosta-te a mim, nós já vivemos cem mil anos,[cem mil anos??? Que tanga!!!]

encosta-te a mim, talvez eu esteja a exagerar,[ah, bem me parecia…]

encosta-te a mim, dá cabo dos teus desenganos,
não queiras ver quem eu não sou, deixa-me chegar.[“portantos”…primeiro é para se encostar ao rapaz, só que depois vai-se a ver e ele ainda não chegou..hmmm…]

Chegado da guerra, fiz tudo p´ra sobreviver,[ah, então chegou agora. Agora sim!]

em nome da terra, no fundo p´ra te merecer,
recebe-me bem, não desencantes os meus passos,[“desenganos”, “desencantes”…tanta “desilusão”]

faz de mim o teu herói, não quero adormecer.[cheira-me a rima forçada…também ficava bem “faz de mim o teu herói senão vou-te”…”vou-te”…hmmm…difícil, não sei o que ficará bem aqui…”vou-te fo...fo… fornecer mimos”. Ah, é isto!]

Tudo o que eu vi, estou a partilhar contigo,
o que não vivi, hei-de inventar contigo,
sei que não sei, às vezes entender o teu olhar,
mas quero-te bem, encosta-te a mim.[bom, finalmente começamos a ir directos ao assunto! Dá-lhe!]

Encosta-te a mim, desatinamos tantas vezes,
vizinha de mim, deixa ser meu o teu quintal,
recebe esta pomba, que não está armadilhada,
foi comprada, foi roubada, seja como for.[Mau! Foi comprada ou roubada? E não está armadilhada!??! Afinal é pomba ou granada??]

Eu venho do nada, porque arrasei o que não quis,
em nome da estrada, onde só quero ser feliz,
[Cheira-me a outra rima forçada…”nada” e “estrada”. Porra, sê directo homem: “Eu venho do nada, porque arrasei o que não quis / mas que grande cagada, olha para a merda que eu fiz". Pronto, muito melhor]

enrosca-te a mim, vai desarmar a flor queimada,
vai beijar o homem-bomba, quero adormecer.
[este gajo quer matar a rapariga, só pode…primeiro dá-lhe uma pomba armadilhada, depois diz para se enroscar a ele e, logo a seguir, dá-lhe um chuto no cú e manda-a beijar o homem-bomba. Stress traumático pós-guerra, só pode!!]

Tudo o que eu vi, estou a partilhar contigo,
o que não vivi, um dia hei-de inventar contigo,
sei que não sei, às vezes entender o teu olhar,[que novidade…a oferecer pombas armadilhadas e a mandar beijar homens-bomba, se só não entendesses o olhar já era bom]

mas quero-te bem, encosta-te a mim.[queres bem queres…]

Encosta-te a mim, quero-te bem, encosta-te a mim.
[deixa lá as pombas armadilhadas e os homens-bomba quietinhos e pode ser que a malta acredite].

1 comentário:

Anónimo disse...

Que tristeza! ... valeu pelos sorrisos.