quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A excelência do jornalismo

Ora ora, 4 anos depois “ei-ze-li-o” o regresso.
Sem mais demoras, vamos ao que interessa: a excelência do jornalismo em Portugal.
Deparei-me, no site economico.sapo.pt , com uma “notícia” também ela de excelência feita por esse senhor-jornalista-de-excelência, de nome Alberto Teixeira.
O nosso amigo Alberto põe logo o título arrasador: “Apple afunda 5% após lucros desapontantes”. Ao ler isto até estremeço, são palavras fortes. Coincidência da vida, também tinha o JN online aberto e vejo por lá a palavra “Apple” escrito num título de uma notícia, mais concretamente: “Apple encerra ano fiscal com resultados recordes”.
Bom, alto lá e pára o bailarico. Então o grande artista Alberto põe a Apple já a afundar mas o JN, optimista por convicção, chama “resultados recordes” ao mesmo afundanço do Alberto.

Resolvi ler na íntegra as duas notícias e cheguei a uma conclusão rapidamente: no JN alguém tomou o seu tempo para escrever uma notícia com pés e cabeça sobre os resultados do último trimestre da Apple. No entanto, o jornalista-artista Alberto resolveu não perder muito tempo e o desastre foi o que se viu.
Inicío então a análise da análise desse grande profissional, Alberto.
Começa o nosso jornalista de gabarito mundial a escrever “Pela primeira vez em seis anos, a Apple decepcionou os analistas na apresentação dos resultados.” De seguida, explica os números e fala em como isto está a condicionar as negociações do índice tecnológico Nasdaq.
Os problemas começam a partir daqui, que deve ter sido o momento em que o Alberto sofreu de diarreia mental: num artigo sobre a Apple, o "jornalista" passa a falar sobre o Nasdaq e eis que, já que está a falar do Nasdaq e de bolsas, passa a falar sobre construção de novas casas nos EUA. Say what?!?
Eu diria que isto é quase tão lógico quanto uma conversa do tipo “Olha pá, para o ano vão-me cortar os subsídios de Natal e Férias, já viste o impacto que isso vai ter no poder de compra das pessoas e consequentemente na economia? E já que falamos em economia, o meu cão anda a cagar o dobro do que cagava há um mês”. Tem toda a lógica.
Eu estou de tal maneira maravilhada que gostaria de mostrar aqui o derradeiro parágrafo escrito pelo Alberto:
"Os números da construção de novas casas nos EUA são úteis", referiu Peter Jankovskis, especialista da Oakbrook Investments, à Bloomberg. "Os resultados da Apple não representaram um grande choque para os mercados porque outras tecnológicas surpreenderam pela positiva", acrescentou.”
Voltando novamente à analogia que eu fiz, este parágrafo então faz tanto sentido quanto “os números quanto aos cócós de cão são úteis. Os cortes de subsídios não representaram um grande choque porque outros países apresentam as suas economias a crescer”. Say what again???
E a cereja em cima do bolo: o Alberto começou o seu artigo jornalístico, se bem se lembram, afirmando que a Apple decepcionou os analistas na apresentação dos resultados, contudo termina o seu artigo (depois da diarreia sobre casas) escrevendo “Além da Apple, também a Yahoo! e a Intel apresentaram resultados ao mercado acima do esperado pelos analistas.”
Decepcionou os analistas mas também não decepcionou, “portantos”.
Meu caro amigo Alberto Teixeira, tu que escreves artigos para o Económico no Sapo e tens esta fantástica capacidade para relacionar assuntos sem relação e chegares ao fim a dizer exactamente o contrário do que disseste no inicío, tens que perceber que estás a passar ao lado de uma brilhante carreira como político. Certinho, direitinho.

2 comentários:

Unknown disse...

She is back! :)

Cris disse...

Este país inspira-me ;)