sexta-feira, 21 de junho de 2013

Notícias à moda do Porto...e não só :D


Ainda no início deste super solarengo mês de Junho li uma notícia da qual guardei uma nota mental para, mais tarde, aqui falar.
Refiro-me à notícia sobre o Vítor Gaspar ter justificado o comportamento do investimento nos primeiros três meses do ano com as condições meteorológicas.

 Ao ler a notícia imaginei-a, de imediato, escrita noutros “linguajares” portugueses. Com pronúncia mesmo. Como seria ela se fosse escrita num jornal regional pelo Zé Tripeiro, o homem que mora desde sempre na Ribeira do Porto e que ainda antes de aprender, na catequese, a santíssima trindade “Pai, Filho e Espírito Santo” conheceu, já na barriga da mãe, a Santíssima Tripandade “Foda-se, Caralho, Puta Que Pariu” – dito sempre nesta exacta e precisa ordem, com ritmo acelerado e constante, sem hesitações. Por lá usa-se sempre, em qualquer raciocínio, em jeito de conclusão.
Ou como poderia um repórter adolescente conseguir escrevê-la numa SMS ou num Whatsapp nakela lingua xtranha k els teklam lol! :)
A notícia original, do Jornal de Negócios (edição online) e redigida pelo jornalista Bruno Simões pode ser lida aqui.
Se existisse o Jornal de Negócios, edição Porto, a notícia já seria assim...(aviso já que o palavreado vai ser o “burdadeiro” à Porto). 
“Bítor Gaspar: inbestimiento no primeiro trimeistre de 2013 fôie afectado pelo mau tiempo, ó puta que pariue ieste gaijo. Já debia era tiêr-se posto no caralhu mas é”
Questionádo por aquiele gaijo dos Xuxalistas, o Pedro Marques, e por aquele comuna do Honório Nuôbo, suôbre a reduçoum do inbestimiento, o filho da puta-mor das Finánças (é puque há bários, mas ieste é o máior dieles todos!) abançou coum uma explicaçoum climatérica, ármado em metrologista..noum, em metêlogista...noum, em meterologista ou lá cumo se escrebe.
Disse ieste gaijo, o tal coiso-mor, que “naturalmiente é muito prócupante, siendo no entánto que o inbestimiento no primeiro trimeistre é adbérsamente afectado pelas condições metêlo...metrológicas no início do áno, que fuderam a actibidade da construçoum”. Ele noum disse fuderam, mas a intençoum foi iessa, só que cumo é ministro tem que uzar palabreado mais conas.
Ainda assim o Gaspare liembra que o Orçamiento Rectificatibo “tem medidas cuncretas de carácter fiscále - impostos fuoda-se, purque noum dizes logo caralhu? - que se destinam a prumuber a recuperaçoum do inbestimiento na segunda metade do áno", medidas eissas que são permitidas “uma bez que cumprimos os limites do nosso pugrama de ajustamiento, siendo um exeimplo claro de cumprir para recuperáre”. Entoum e se támbém chuber nesta altura, carago? Bais pegar nessas medidas cuncretas e fazier o quiê cum elas? Só se fuôr metê-las nu cú, aí de certieza que já noum chóbe, carago.
Mas o gaijo deixoue ainda o alerta: o “pós-troika” será cruciále para Prutugal, e obrigará o país a “abandonáre os bícios de comportamiento” que o impediraum “de se adaptáre à zona do Eurio. Tráta-se de uma mudánça de regime”, prebê este cuorno da merda. 
E a versão para adolescentes? Ideia de negócio: criar uma app que reunisse todas as notícias do dia escritas à moda SMS. Esta notícia seria mais ou menos assim....

“Gaspar: Invextimentu nu 1º trimextre 2013 foi afektadu plo mau tempo” LOLADA :D kextionadu p Pedru Markes (dos Xuxas) e p Honohriu Novu (PCP) xobre reduçao d invextimentu gaspar <3 avançou c 1 explikaçao klimaterika!!!! OMG :P “naturalmente eh mto preokupante sendo nu entantu q o investimento no 1o trimestre eh adversamente afektado plas kondiçoes metrulogikas du iniciu do ano LOL k afektaram a aktividade d construçao ROTFLOL :) inda axim, ele lembra k o orçamentu rectificativu tem medidas konkretas de karater fiscal (impostos, tas a ver?) k sao p prumuver a rekuperaçao du investimentu na 2a metade du anu e koisu. Ele dixe tb que o dps da troika hadem ser krucial para pt e vai faxer o pais largar us vicius k teve k n o deixaram adaptar à zona do €. Vai ser estilu 1 cena de mudança de regime LMFAO fax like se gustares :)”

Sem comentários: