terça-feira, 4 de agosto de 2015

Fenómenos de Verão


Depois do estado de hibernação no qual os Tugas passam o Inverno todo - fechados em casa ou em passeios pelo shopping - chega o Verão e começamos a assistir à loucura a ele associado. 
Adoramos gozar com os turistas estrangeiros na praia quando nos apercebemos que vão ter uma noite díficil, ao estilo crustáceo com os lençois da cama pendurados por pinças, depois de apanharem um escaldão épico. É o que acontece quando se apanha mais sol num só dia do que nos dias inteiros juntos desde que nasceram. 

No entanto, o turista estrangeiro tem muito com que gozar o Tuga. A prova está nesta foto aqui publicada, que tirei no passado fim-de-semana, numa praia de Cascais, mas que poderia ter sido tirada em qualquer praia com falésias em Portugal. 
A praia tem uma zona interdita por causa do perigo do deslizamento de rochas, mas mesmo
 assim há malta que chega ali e pensa que todos os outros é que são uns bananas por não aproveitarem aquele espaço para estender a toalha à vontade - isto de poder cair uma rocha e esmagar quem ali esteja nunca vai acontecer com eles, muito menos numa zona onde, uma semana antes, até houve um abanãozito de 4.0 na escala de Richter. Mais fácil será aquela senhora que está ali a fazer topless apanhar com o guardassol colorido em cima do que com um calhau nas fuças.

O Tuga tem este impulso de aproveitar todo o espaço livre de uma zona interdita numa praia apinhada de gente, transformando-a numa zona VIP tromba - Vais Inchar com Pedregulho na tromba. 

Por falar em impulsos, não é só o Tuga que tem comportamentos estranhos no Verão. No outro dia apercebi-me que existe um fenómeno que assola os turistas, principalmente ingleses, nos restaurantes portugueses: a absoluta necessidade de filmarem um empregado de restaurante a preparar um robalo ao sal. A preparação de um robalo ao sal está para os ingleses como os acidentes de carro estão para os portugueses: é vê-los a fazerem uma rodinha à volta daquilo e a filmarem tudo, com óbvia satisfação estampada no rosto.

Se gostaste deste texto faz like na página de BeritrueIndeed no Facebook para seguires o blog.

Sem comentários: